terça-feira, 17 de julho de 2012

Ampliando o Universo Interior


Ontem eu estava assistindo um filme com o grupo terapêutico, Amor Além da Vida, que em sua história demonstrava com muita clareza o que somos e o que conquistamos em vida reflete a dimensão do nosso universo interior.

A vida é um campo infinito de experiências, mas o que será de mim e de você? Como estamos vivenciando estas experiências? Estamos limitando ou expandindo as nossas vidas? Boas perguntas! Afinal o nosso interior reflete em nosso exterior e dependendo das conquistas e escolhas que fazemos na vida podemos ir além dos limites estabelecidos pelos sistemas e padrões ou ficamos parados esperando que algo aconteça a nosso favor e deixando de viver uma novidade de vida a cada dia. Vamos fazer agora uma pequena reflexão que nos ajudará a ter uma melhor aplicação de nossas experiências e também a nos tornamos pessoas melhores.

Entrega e aceitação são atitudes a serem trabalhadas com bastante afinco. O filme mostra o universo interior de duas pessoas, que embora tiveram muitas experiências juntas, reagiram a essas experiências de forma diferente. Uma conseguiu dar a volta por cima, caminhar e conquistar com serenidade. A outra resistiu às mudanças e teve suas experiências de vida totalmente limitada, que a levou a viver uma vida de tormento, viver num universo sombrio e atormentado. Enquanto isso, a outra parte, muito pelo contrário, tudo, ao menor acontecimento, obedeceu a uma ordem maior e mesmo a desordem aparente (perdas, decepções...) continuou expandindo, aceitando, se entregando no aqui e agora, no que a vida apresentava ser. Vivendo a cada momento, cada acontecimento com paciência e serenidade.

Aceitação é a solução! Enfrentar a dor, revoltas, medos de forma saudável é não lutar contra, mas sim adquirir aprendizado com cada uma dessas situações e aplica-las a nosso favor, melhorando o nosso universo interior e influenciando positivamente aqueles que estão a nossa volta. É humano, é normal, sentir, ter emoções de vários níveis (positivas, negativas), mas a diferença está na maneira em que se aplica tal sentimento: é contra ou a favor? Constrói ou destrói? É sereno ou atormentador?

A aceitação nos ajuda a descortinar, nessa incrível jornada para dentro de nós, vencendo nossas limitações e favorecendo as mudanças no nosso modo de pensar, sentir e agir as situações da vida. A aceitação é um exercício de rever nossas histórias, fazendo reparações, buscando nos relacionar melhor conosco mesmo, com os outros e com Deus.

Lembre-se: aceitação é a paz que nos chega depois de tanta luta! É aceitar que ainda não gostamos de tanta coisa – porque aceitar não é gostar – é apenas acatar o momento, o real – é parar de chorar o ideal perdido.

Esse exercício poderá nos trazer serenidade, alegria, energia para agir, construir, recriar nossos destinos e ampliação do nosso universo interior.



Aceitação e Entrega é um sim a vida!


SEJA FELIZ SEMPRE!


Psic. Vilma Silva