domingo, 22 de maio de 2011

Como identificar que estamos em um circulo vicioso de comportamentos?O que isso pode acarretar?






O chamado circulo vicioso é uma sucessão, geralmente ininterrupta e infinita de acontecimentos e conseqüências que resultam numa situação que parece sem saída e sempre desfavorável para seus personagem. Quando estamos vivendo alguma situação que nos mantém presos, privados e sobre um estreitamento emocional, certamente estamos em um circulo vicioso de comportamento (pensamentos e emoções). Está nessa condição nos afeta da seguinte forma:
- sensação de estar desconectado de si mesmo.(vazio)
- medo de falhar.
- sensação de estar privado de proteção espiritual.
- ansiedade por tentar entender os motivos de estar em um estado emocional, mental e espiritual de desequilíbrio.
Existe uma grande diferença entre passar pelas situações e circunstâncias e em se manter nelas. É natural que em determinadas fases da vida fiquemos estagnados, temporariamente em uma situação, mas conforme vamos nos dirigindo a solução, um dia de cada vez, prosseguimos com tranqüilidade e a sensação é de mais uma missão comprida. Mas quando estamos em um circulo vicioso, somos contagiados pelo desânimo, desamor, desafeto e uma profunda sensação de fracasso. Isso se dar por conta de não avançarmos ou transcendermos a questão, pois para que haja um avanço é inevitável a resolução de conflitos.
Exemplo:
Uma determinada família, os pais estão vivendo, constantemente, dificuldades de comunicação com seus filhos. Essa mesma dificuldade se apresenta na vida do casal e com isso, se estende a mesma dificuldade aos filhos. Mas caso haja uma resistência do casal em abrir mão de seus padrões de comportamento que alimentam a dificuldade, certamente os filhos terão a mesma resistência. Esse é o movimento do circulo vicioso. São os mesmos padrões de comportamentos sendo praticados freqüentemente. Todo esse processo vicioso acarreta desequilíbrio físico, mental, emocional e espiritual..Uma espécie de estresse generalizado.
A retirada de uma pessoa do circulo vicioso, implica em promover a recuperação de suas aflições mentais e emocionais.E também se manterem recuperadas através da pratica de uma programação de recuperação específica para cada caso.
A pessoa que adoeceu emocionalmente, por conta de viver em um circulo vicioso de padrões de comportamento, deve aceitar o fato de que não há uma solução fácil. Ela precisa se esforçar, e muito. Não há pílula milagrosa, nem varinha mágica, nem, nem nenhum método que possa acabar com a sua doença emocional num estante, sem que haja trabalho algum.
O movimento do circulo vicioso cega a pessoa. Ela não consegue vê com os próprios olhos e nem perceber com os próprios sentidos. Essa pessoa precisa de ajuda. É preciso ter clareza da situação conflitante que esteja vivendo, pois somente dessa forma poderá encontrar caminhos que a levarão a soluções saudáveis na vida.
Para mudar algo, não importa se relacionado à saúde, ao dinheiro, aos seus relacionamentos ou qualquer outro aspecto da vida, você tem que mudar a maneira como se sente em relação a isso. A culpa, critica, apontar os defeitos dos outros e reclamar são formas de negatividade, e tudo isso traz apenas mais conflito para a sua vida. Tire do seu vocabulário palavras como terrível, horrível, desagradável, medonho. Use mais palavras como fantástico, maravilhoso, fabuloso, brilhante e esplêndido, mesmo que num dado momento você não esteja vendo nada de agradável em sua vida, mas com a insistência no emprego das palavras corretas você verá o milagre acontecer diante dos seus olhos, e o que era muito ruim poderá se tornar algo muito agradável. Pois a palavra tem poder.
Então é isso, uma simples mudança de pensamentos, sentimentos e de falas, poderá mudar favoravelmente a sua vida!
Seja feliz!!

Psic. Vilma Silva

Um comentário:

  1. Sorte a minha q encontrei seu site. Fui sua paciente em 2006 e, a partir de então, vivo cada minuto sem medo de ser feliz! Muito obrigada !

    Felicidades e serenidade.

    ResponderExcluir