domingo, 23 de maio de 2010

Se libere do passado! E libere o presente!



Quanto mais atenção você der ao passado, mais energia estará dando a ele e mais probabilidade terá de construir um eu interior baseado nele. Neste caso, você deixa de viver todas as oportunidades, sensações etc, do presente. Dê atenção ao seu comportamento, às suas reações, seu humor, seus pensamentos, suas emoções, medos e desejos, da forma como eles acontecem no presente. Aí está o seu passado. Se você consegue estar presente o bastante para observar todas essas coisas, não de modo crítico ou analítico, mas sem julgamentos, significa que você está lidando com o passado e dissolvendo-o através do poder da sua presença no Agora. Não é procurando no passado que você vai se encontrar. Você vai se encontrar estando no presente.

O significado da entrega
A aceitação do agora para muitas pessoas, talvez tenha conotações negativas, como derrota, uma desistência, uma incapacidade de se reerguer das ciladas da vida, etc. A verdadeira entrega, entretanto é algo completamente diferente. Não significa suportar passivamente uma situação qualquer que nos aconteça e não fazer nada a respeito, nem deixar de fazer planos ou ter confiança para começar algo novo.
A entrega é a sabedoria simples mais profunda de nos submetermos e de não nos opormos ao fluxo da vida. O único lugar da vida é no Agora. Isso significa que se entregar é aceitar o momento presente sem restrições e sem nenhuma reserva. Quando estamos nesse movimento de aceitação, estamos demonstrando ao nosso Criador o quanto somos gratos a Ele por tudo que temos e somos. Essa condição em que nos encontramos de gratidão faz total e completa diferença quando necessitamos de respostas e resultados que venha de encontro as nossas necessidades atuais.Mas para isso acontecer é necessário se desprender do passado.
Reflita: " Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um chama-se ONTEM e o outro AMANHÃ. Portanto HOJE é o dia certo para AMAR, ACREDITAR, FAZER e principalmente VIVER." Dalai Lama
Paz, Serenidade e Prosperidade1
Psic. Vilma Silva

quinta-feira, 6 de maio de 2010

É tempo... Sem preconceito!


Parte III

Nesse artigo fiquei de falar de alguns grupos. Vou dar ênfase ao grupo das pessoas que ainda sofrem, que nem eu e nem você, muitas das vezes, sabemos ou identificamos quem são essas pessoas. São pessoas que se escondem por trás de uma imagem “que está tudo bem”, só que estão a cada dia, adoecendo com inúmeras doenças, por conta de estarem impregnadas de emoções negativas (traumas, não aceitação, medos, ódio, falta de perdão...). Dou a essas emoções e sentimentos negativos o termo “lixo tóxico” que nos bloqueiam e adoecem. Imagine um lixo sendo aferventado em um recipiente fechado... onde as bactérias, fungos e gases se formam rapidamente e não são retirados do recipiente. Certamente conforme for à estrutura do mesmo ou explode ou se aferventa junto. Quer saber? Não sei o que é pior: explodir ou aferventar! Parece meio radical a minha comparação dos sentimentos e emoções negativa à “lixo tóxico”, mas é uma forma de mostrar claramente como podemos nos contaminar (adoecer) por inúmeras doenças físicas e emocionais. Inúmeras pessoas acham que é uma fraqueza admitirem que estão sofrendo ou até mesmo que estão passando por dificuldades e conflitos. A falta de humildade em reconhecer as suas fraquezas, as torna pessoas endurecidas e impregnadas pelo “lixo tóxico” em seus interiores. Dependendo do grupo que você faça parte, você pode está passando por esse processo e nem percebe isso. Há inúmeras pessoas que se sentem derrotadas e enfraquecidas por estarem vivendo um momento desfavorável, seja na saúde, família, relacionamento...finanças e negão a existência dos problemas. A negação é um grande bloqueador do crescimento humano, geralmente também traduzo como resistência: “aquilo que você resiste, persiste” (Carl Jung).
É isso, aquele problema, aquela raiva, aquela falta de aceitação...ao qual você resiste, nega, vão continuar ali...no mesmo lugar aferventando...até que exploda em doença física e emocional. Então pare um instante! Reflita! Veja o “lixo tóxico” que é preciso retirar de seu interior, aquilo que não serve mais para nada...que só traz infelicidade e doença para sua vida! E caso seja algo muito doloroso, que sozinho (a) não possa remover, peça ajuda! Tenha coragem, se permita ser humano e saiba que todos nós estamos no mesmo barco que é a vida!
Então é isso! O pior preconceito é aquele você pode ter de si próprio, negando e resistindo a sua natureza humana ao qual o Criador, o SENHOR DO UNIVERSO, o fez a sua imagem e semelhança. E como Criador, Ele te ama com todos os defeitos e qualidades que você possa ter! Torne a sua vida física e emocional melhor dando um SIM A VIDA ! Aceitando o momento, o AQUI E AGORA e lembre-se sempre haverá uma solução, uma saída para os seus problemas!
Diga: Hoje eu me comprometo a viver da melhor forma possível, me permitindo a sentir, pensar e agir como um ser humano. O que eu não souber fazer, irei aprender, buscarei sempre o meu bem-estar e equilíbrio e me tornarei uma pessoa melhor a cada dia com a ajuda de Deus e de outros seres humanos!
Um grande abraço a você que está lendo este artigo e procure se tratar com amor e carinho! Seja humano! Seja feliz!
Paz, Serenidade e Prosperidade!
Psic. Vilma Silva