sábado, 18 de setembro de 2010

Psicologia do Perdão




Psicologia do Perdão

Dr. Fábio Damasceno (Psiquiatra)

Imagine que nos últimos doze meses, na sua casa, você não tivesse jogado nenhum lixo fora. Teria virado uma lixeira, com ratos, baratas, moscas e doenças; um horror, uma situação incontrolável. Neste caso, sabemos muito bem onde jogar nossos lixos fora. O problema é que, muitas vezes, na vida psicológica, na troca da convivência, não temos canais adequados para lidar com isso. Não aprendemos, não treinamos, não desenvolvemos métodos para jogar fora também o lixo da relação, ou relações.
A convivência vai avançando e vamos negando aquele “lixo”. As vezes usufruímos de um bom momento e a gente “esquece”; quando acontece algo ruim; jogamos para um canto, para “debaixo do tapete”, e assim vamos acumulando sujeiras, e a convivência vai ficando insuportável.
Não é dito, não é falado, não é admitido, não é confessado; fazemos força até para esquecer e as coisas vão se acumulando mais, pressionando mais. Chegando a ponto de formar uma bomba dentro de si, como uma panela de pressão entupida no limite de estourar e chegando a ficar doente por causa disso.
O perdão é parte fundamental no “ecossistema psicológico” (Universo Interior).
O perdão é uma usina de reciclagem.
O caminho do perdão não é um caminho de escravidão como muitos pensam, nem de fragilidade ou pobreza psicológica.
O perdão é uma ordenança divina e do ponto de vista da nossa vida interna, o perdão é um ato do livre arbítrio, é uma escolha, uma opção. É alimento saudável para o nosso interior.
Você pode optar cultivar o perdão ou pode escolher cultivar a amargura. A escolha é sua.
O perdão é o foco do processo de cura interior.
O crescimento e desenvolvimento espiritual, o amadurecimento psicológico passa necessariamente pelo perdão.
É um mandamento divino para nós. “Perdoai”!
Quando alguém, lá no fundo, decide não perdoar, conseqüências sérias vão acontecendo na vida dessa pessoa. A vida espiritual, mental, emocional, física e material, ficam bloqueadas(...)
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Podemos obter através deste artigo, uma visão mais ampla do significado do perdão em nossas vidas e na vida de outras pessoas. A falta de perdão é algo tão nocivo que vai adoecendo a pessoa em questão, de forma sutil e devastadora. A pessoa fica presa a certos acontecimentos pelo qual não conseguiu perdoar e superar. E a partir dessa falta de liberação começa uma caminhada de envenenamento da alma, a ponto de enrijecer as emoções causando doenças emocionais desde depressão até uma patologia psíquica ,e levando também em conta dos reflexos externos que são também devastadores. Provavelmente o que você esteje vivenciando de desconfortável e até mesmo de desagradável em algumas áreas de sua vida pode ser reflexo da falta de perdão.
Se você percebe que sua vida estacionou em alguma área, ou em todas, e que encontra dificuldades em prosseguir, percebe que está tudo bloqueado, nada dá certo, você pensa e planeja de uma forma e acontece totalmente diferente daquilo que foi planejado. Então está na hora de refletir e se permitir a ver onde está o bloqueio.
Pode ser também que você esteje enfrentando problemas sérios de saúde física por conta da falta de perdão. O acumulo de ressentimentos adoece o corpo num todo, podendo adquirir doenças crônicas ou agudas.
Se identificou?
Então chegou a hora de fazer escolhas saudáveis. Perdoe e seja feliz! Perdoe e seja saudável! Perdoe e se torne uma pessoa melhor em tudo e por tudo!

“Não haverá paz em lugar nenhum enquanto houver guerra em seu coração e em sua alma”.



Paz, Serenidade e Prosperidade!
Psic. Vilma Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário