terça-feira, 11 de junho de 2013

É Possível Viver Relacionamentos de Paz e Felicidade?






 

A causa para inúmeros conflitos nos relacionamentos está em todos ao mesmo tempo quererem aplicar suas crenças e valores como sendo verdades absolutas. A busca para o reconhecimento e aceitação na relação, acaba provocando um estreitamento no convívio. A relação fica sufocante e muitas das vezes, insuportável. Todos querem ter razão, ninguém cede “eu sou o certo e você o errado” e assim vai, se empurrando com a barriga anos e anos, de tédio e frieza. Daí vem as brigas, e daí vem mil e uma maneiras de as duas pessoas se provocarem, destruindo uma a outra.
Para podermos conquistar passo a passo relações sadias é necessário a entrega. A entrega essencial acontece dentro de você, nada tem a ver com alguém de fora. O outro é o outro, não podemos modifica-los, apenas ama-lo. A entrega é isso, amar incondicionalmente, independente de crenças e valores que por muita das vezes nos separam das pessoas, gerando conflitos intermináveis.
Do ponto de vista da saturação e sobrevivência, quando a relação já se empreguinou de falta de compreensão, respeito... é inevitável que cada um siga o seu próprio caminho, pois a fonte interna de tolerância, de ambos, se esgotaram.
A crença é da mente; a confiança é do coração. Quando você confia, você relaxa. Esse relaxamento é a entrega. A crença surge apenas onde a dúvida chegou. A confiança vem quando a dúvida desaparece, a confiança vem quando a dúvida não está presente.
A entrega essencial é um relaxamento, uma confiança. É mais uma atitude que um ato – você vive por meio da confiança. É um modo de vida. Relaxe! Pare de lutar! Aceite!
Tudo aquilo que você tenta com afinco exagerado produz o contrario, principalmente quando tentamos compulsivamente modificar o outro. Quando há uma dedicação extrema, produzimos o efeito contrário. As coisas só começam acontecer de fato quando simplesmente estamos calmo, quietos e serenos. Se apegar a uma situação, circunstância ou pessoas produz o efeito contrário daquilo que se deseja. Não espere coisa alguma. Não há necessidade de esperar, porque tudo que você pode esperar já lhe foi dado. O que mais poderia esperar? Você está aqui, tudo está aqui – o seu existir já basta.
Então confie e relaxe! A decisão está dentro de você. Se o seu relacionamento(s)  está num momento delicado e conflituoso, livre-se das mágoas e ressentimentos e desapegue-se de tudo que é nocivo a relação e a você.
Viva, dance, coma, durma, faça as coisas de maneira plena possível. E lembre-se sempre: quando se ver criando um problema, saia dele imediatamente.

“A vida é tremendamente bela. É divina. Quando dizemos:” A vida é Deus”, simplesmente afirmamos que a vida é tão tremendamente bela que sentimos reverência por ela. Se você se interessa pela felicidade, se interessa por Deus.”  OSHO

  Paz em seu coração!

Psic. Vilma Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário