terça-feira, 11 de junho de 2013

Relacionamentos: o que você dá... é o que você recebe!










Dar amor é a lei que se aplica a tudo na vida. Ter amor pelo seu trabalho, sua família, seus relacionamentos...certamente faz a diferença. Embora vamos abordar o amor  nos relacionamentos afetivos e procure ampliar essa mesma abordagem em todas a s áreas de sua vida.
As relações são o maior canal de que se dispõe para dar amor. Por isso, é que vivemos atualmente, inúmeros desafios nas relações pessoais. Ao mesmo tempo em que os relacionamentos podem ser o seu maior bem, também podem ser uma grande armadilha para não dar amor.
Devido a falta de investimento na área afetiva, investimentos que correspondem; o mental; o emocional; físico e espiritual, vemos inúmeras pessoas vivendo o desafeto e o caos nos relacionamentos. Isso tudo por conta de manter padrões de comportamentos onde o outro é que tem que mudar, o outro é que tem que tomar iniciativa...e por aí vai! Conclusão: ninguém sai do lugar, e como se diz no ditado popular: águas paradas não movem moinhos! Essa é a grande armadilha que muitos vivem durante anos, se queixando de seus relacionamentos e vivendo uma vida de desencanto. Vamos fazer assim: comece por você! Dê o primeiro passo! Libere compreensão e definitivamente saia desse movimento desastroso que só promove o caos!
Dê amor aos outros através da gentileza, do encorajamento, do apoio, da gratidão ou de qualquer outro bom sentimento e ele vai voltar para você multiplicado, trazendo amor a toadas as áreas  da sua vida. Na verdade, a liberação do amor. Tomar iniciativa a partir de você mesmo vai promover mudanças maravilhosas em todas as áreas de sua vida. Tudo passa a ser melhor, sua saúde fica melhor, seu trabalho fica melhor...tudo melhora a partir desse movimento. Mas o que ocorre na verdade é que as pessoas estão promovendo o ódio, a birra, o ressentimento que acabam contaminando todas as áreas de igual modo. Então, liberar amor é uma questão de sobrevivência e saúde emocional. Dar negatividade aos outros através da crítica, raiva, da impaciência ou de qualquer outro mau sentimento e, com toda certeza, você vai receber a negatividade de volta, ela também se multiplica, atraindo mais negatividade e afetando todo o resto de sua vida. Há quem pense que um relacionamento é bom ou ruim por causa da outra pessoa, mas não é assim que a vida funciona. Você não pode se ausentar de sua responsabilidade: “Só vou dar amor quando o outro me der amor.” “Só vou dar atenção, carinho...se o outro me der primeiro.”  Você não pode receber nada da vida a menos que seja o primeiro a dar! O que quer que você dê, receberá de volta. Portanto, a questão não é absolutamente o outro: é você! A questão é o que está dando e o que está sentindo. Você pode modificar qualquer relacionamento agora mesmo, procurando na outra pessoa os aspectos que você ama, aprecia e pelos quais é grato. Quando você fizer um esforço deliberado para procurar as coisas de que gosta e não ficar só reparando nos aspectos negativos, ocorrerá um milagre. Você terá a impressão que algo incrível aconteceu com a outra pessoa. A força do amor pode dissolver a negatividade nos relacionamentos. Tudo que precisa fazer é usar a força do amor, procurando no outro as coisas de que gosta e com isso, tudo vai se modificar na relação.
O amor significa individualidade, significa liberdade. Tentar mudar a outra pessoa é não dar amor! Acha que você sabe o que é melhor para a outra pessoa, achar que você é o certo e a outra pessoa é errada, criticar, acusar, reclamar, censurar ou ficar encontrando defeitos na outra pessoa é não dar amor!


“Não se vence o ódio pelo ódio. O ódio é vencido pelo amor. Esta é lei eterna.” Buda



“ Você bem sabe que há dias em que se sente feliz, irritado ou triste. Você pode ser várias versões diferentes de si mesmo. Alguém que viva um relacionamento com você também  pode ter essas várias versões, inclusive a feliz, a irritada ou a triste. Não há dúvida que você já viu as pessoas apresentarem suas diferentes versões, mas cada uma dessas versões continua sendo aquela pessoa. Quando você está feliz, só a versão feliz das outras pessoas pode entrar na sua vida, mas você tem de estar feliz para receber as versões felizes dos outros! “ Rhonda Byrne



Seja feliz!
Psic. Vilma Silva




Nenhum comentário:

Postar um comentário